terça-feira, 29 de março de 2011

Behaviorismo versus Construtivismo

Segundo Watson, a psicologia devia incidir no estudo do comportamento objectivamente observável, isto é, no estudo das respostas observáveis a determinados estímulos. O ser humano seria produto das suas interacções com o meio, sendo as suas ideias ou princípios oriundas da experiência. Ora, analisar a evolução sociológica da espécie humana às luzes do condutismo pode tornar-se numa viagem assombrosa a um lugar distante onde o Homem surge de um modo completamente distinto daquele que conhecemos. Por exemplo, teríamos de explicar o comportamento humano na base da necessidade (estímulo) e satisfação (obtida através da resposta). Assim, quando desejássemos algo faríamos tudo o que estivesse ao nosso alcance para o obter. O Homem seria injusto, profundamente amoral e egocêntrico.

O aparecimento da justiça, não só é uma invenção do Homem, como uma prova viva da sua inteligência.

Quando no meio animal dois leões se debatem por uma presa, não travam diálogos ou tentativas de estabelecimento de acordos que satisfaçam minimamente ambas as partes. Atacam-se violentamente, saindo da labuta um vencedor (expoente máximo da felicidade e satisfação) e um vencido. Isto é uma reacção de estímulo - resposta. O meio impôs uma condição, ofereceu um estímulo e ouve uma resposta.

Construtivistas, como Piaget, estudaram o desenvolvimento cognitivo, atribuindo ao sujeito um papel activo na construção do conhecimento. À luz do construtivismo, o desenvolvimento cognitivo resulta da interacção entre estruturas inatas do sujeito e o meio. O ser humano é autodidacta e age sobre o mundo construindo conhecimento, tal como um recém-nascido que ainda com os sentidos pouco apurados, inicia a exploração do meio envolvente e o desenvolvimento de estruturas mentais.
A justiça só pôde ser alvo do construtivismo humano e da inteligência, sendo ainda o resultado de um processo cognitivo, uma vez que o meio não impinge, isto é, condiciona, um princípio de vivência social tão complexo como este. Afinal, no reino da amoralidade, tanto se é injusto hoje como injustiçado amanhã. O surgimento da justiça e do altruísmo humano são uma prova viva da inteligência da espécie.

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