sábado, 21 de maio de 2011

O que dizem os Psicólogos?

O que dizem os Psicólogos?

                Muitas pessoas definem este período como sendo de “tempestades e stress”, visto que conflitos e dúvidas neste estágio de desenvolvimento podem ser considerados normais. 

                Jean Piaget, observou no comportamento adolescente um grande incremento nas habilidades cognitivas, o que pode levar a conflitos, pois o indivíduo tem a necessidade de competição e a habilidade de teorizar em termos adultos - pensamento formal e pensamento abstracto.

               A busca por uma identidade única é um dos problemas que os adolescentes frequentemente possuem, desafiando as autoridades e as regras como um caminho para se estabelecerem como indivíduos. Nesse estágio, desportistas e artistas famosos (entre outros) servem como modelos de comportamento e, por esta razão, as suas atitudes são bastante criticadas pela sociedade. 

               A dualidade entre o amadurecimento do corpo e amadurecimento psicológico, frequentemente causa certa susceptibilidade à instabilidade emocional que pode levar ao consumo de drogas ou álcool, problemas mentais como esquizofrenia ou distúrbios alimentares (como anorexia e bulimia), e a problemas sociais como a gravidez na adolescência.

               Além disso, cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles e do Instituto Nacional de Saúde Mental, ambos nos EUA, descobriram, usando técnicas de ressonância magnética que os cérebros adolescentes mudam drasticamente, inclusive com redução de massa cinzenta e aumento do volume de massa branca, o que poderia explicar boa parte dos desvios mencionados.

               A Psicologia Positiva é frequentemente trazida a termo quando discutimos a psicologia adolescente. Foi observado um grupo surpreendentemente grande de adolescentes entediados, desmotivados e pessimistas quanto ao seu futuro. A aproximação pela Psicologia Positiva tenta acender as suas chamas interiores, auxiliando-os a desenvolver destrezas complexas dando carga às suas vidas, tornando-se socialmente competentes, compassivos e adultos psicologicamente vigorosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário