domingo, 22 de maio de 2011

A teoria do desenvolvimento moral de kohlberg

     Lawrence Kohlberg dedicou toda a sua vida adulta ao estudo do desenvolvimento moral.
Kohlberg realizou vários investigações com jovens dos Estados Unidos da América, do México, da China , da Turquia e da Malásia.
A sua investigação tinha como objectivo a definição dos estádios de desenvolvimento moral. Kohlberg pegou em 75 rapazes e dividiu-os em 3 grupos etários de 10, 13 e 16 anos. O estudo compreendia de 3 em 3 anos seguir o desenvolvimento de cada individuo, utilizando entrevistas inspiradas em Piaget, apresentando a cada um dilema morais. Depois, a cada um deles era pedido para julgar e apresentar justificações.
Depois de analisadas conseguiu-se concluir que há tendências etárias quanto ao uso de tipos de raciocínio moral, e verificar um conjunto de aspectos do julgamento moral, levando assim à definição dos estádios de desenvolvimento moral.
Com base nas questões e dilemas, Kohlberg propôs uma teoria segundo a qual o desenvolvimento moral se processa a partir de uma sequência invariante de três níveis de raciocínio moral, em que cada um deles se subdivide em dois estádios.

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